10 fev Metaverso: quais impactos e mudanças devemos esperar
Em outubro de 2021, após Mark Zuckerberg anunciar a mudança de nome do Facebook para Meta, muitas polêmicas começaram a surgir. Isso porque ele também divulgou planos de investimento em realidade virtual, em que as pessoas poderão interagir por meio de avatares em um ambiente denominado metaverso.
Após essa declaração, esse termo se tornou um dos mais buscados no Google, além de atrair o interesse de muitos investidores.
Essa “nova versão da internet”, na qual a presença humana seria cada vez mais simulada no ambiente virtual, é uma das tendências para os próximos anos. Mas você sabia que esse conceito, na verdade, já existe há algum tempo?
Para entender melhor este assunto, continue a leitura.
O que é o metaverso?
Esse termo não é exatamente novo, uma vez que muitos jogos para computadores trazem essa proposta de realidade alternativa. De uma maneira simples, o metaverso utiliza as tecnologias de realidade virtual e aumentada para gerar interação em um espaço online, por meio de avatares. Nesse universo, cada pessoa pode ser e fazer o que quiser.
Para que esses espaços de experiências virtuais se tornem acessíveis, algumas tecnologias ainda precisam ser desenvolvidas. Além disso, equipamentos como óculos de realidade virtual, fones e outros, precisam ser acessíveis à população.
Ainda não se sabe ao certo como o metaverso irá funcionar, mas acredita-se que será possível estudar, trabalhar, ir a shows, fazer viagens, sair com os amigos etc. Tudo isso de forma virtual.
Quais impactos e mudanças ele deve trazer?
A chegada desse novo universo provavelmente mudará muitas coisas em nossa vida, principalmente no que diz respeito às relações sociais, pois a maneira como nos relacionamos com os nossos amigos, familiares e colegas de trabalho, seria diferente do que estamos acostumados.
Como citado anteriormente, a possibilidade de participar de eventos sociais como festas e shows também é uma grande aposta, fazendo com que o setor de eventos comece a pensar em transformações estratégicas para atender esta demanda.
Também podemos aguardar mudanças quanto ao nosso comportamento de consumo, pois as empresas precisarão de novas estratégias para que os clientes entrem em contato direto com os produtos. Lives e eventos corporativos online já fazem parte da nossa realidade atual, mas a proposta é de uma relação muito mais complexa e interativa.
Além disso, essa inovação promete impactar diretamente na maneira de se trabalhar, pois tornaria possível “ir” ao trabalho e participar de reuniões como se os colaboradores estivessem na mesma sala.
No que diz respeito aos investimentos, é notável o quanto este mercado está atraindo os olhos de companhias como o próprio Facebook, empresas de tecnologia, comunicação, entretenimento etc. Grandes negócios já começaram a investir neste mercado, que está mais valorizado do que nunca.
O que esperar com a chegada do metaverso?
Apesar de muitas expectativas positivas, a possibilidade de chegada do metaverso traz algumas inseguranças.
O desenvolvedor do primeiro sistema de realidade aumentada, Louis Rosenberg, escreveu em um ensaio sobre sua preocupação. Segundo ele, é possível que esse universo distorça a percepção de realidade das pessoas, uma vez que algumas podem perder a noção do que é real e do que é virtual.
O fato é que o conceito de metaverso ainda está em formação e muitos avanços tecnológicos precisam ser explorados para que esse universo seja acessível e que possamos tirar as nossas conclusões.