O que não pode faltar em um bom site institucional?

O que não pode faltar em um bom site institucional

O que não pode faltar em um bom site institucional?

Um site institucional é o cartão de visitas da sua empresa na internet. Nele, estão (ou deveriam estar) todas as informações relevantes do seu negócio.

As pessoas entram em um site não somente para adquirir produtos, mas também para procurar informações sobre determinada marca ou empresa.

Por isso, ele é uma ótima ferramenta para se relacionar com a sua audiência, ser encontrado nos motores de busca, ganhar autoridade, fazer vendas etc. 

Mas será que você sabe quais elementos são fundamentais para caracterizar um bom site institucional?

Neste artigo, separamos 9 pontos essenciais que te ajudarão a fazer do site da sua empresa uma máquina de oportunidades!  

Vamos lá?

Qual a importância de um bom site institucional para a sua empresa?

Com o crescimento do uso da internet nos últimos anos, ter um site institucional deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade. Negócios que ignoram este fato acabam perdendo grandes oportunidades.

Como já mencionamos, existem vantagens em investir em um bom site institucional, vamos conhecer as principais delas em sequência: 

Credibilidade: um site pode ajudar a empresa a melhorar a sua reputação;

Confiabilidade: uma empresa sem um site pode gerar insegurança nos usuários ou até mesmo ser vista como ultrapassada; 

Alcance: através da visibilidade da internet é possível atingir os mais diferentes públicos-alvo, tanto locais quanto internacionais. Pessoas essas que, certamente, não seriam alcançadas apenas através de um negócio físico. 

Só no Brasil, o número de domicílios com acesso à internet chega a 59,4 milhões, o que corresponde a uma fatia de 82% das residências. É o que revela uma pesquisa da TIC Domicílios divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Acesso via dispositivos móveis: sabemos que grande parte das pessoas acessam a internet por seus celulares. Com um site institucional responsivo é possível estabelecer contato com essas pessoas de forma fácil e profissional.

Segmentação de clientes: um site pode ser uma ótima ferramenta para ajudar na segmentação de público, já que você terá acesso ao comportamento dele dentro do seu site. 

Divulgação de informações relevantes: o site é o local ideal para divulgar informações de forma rápida, como endereço, dados para contato, dúvidas frequentes, tutoriais para usar determinado produto etc.

9 coisas que não podem faltar em um site institucional:

1. Identidade visual da empresa e informações sobre ela

A identidade visual de um site é um dos pontos chave para seu sucesso. O ideal é que seja um design simples e intuitivo, para que o usuário não se perca na hora de buscar determinada informação.

O site deve reproduzir a identidade visual do seu negócio, ou seja, o conjunto de elementos gráficos que foram escolhidos para representá-lo, como cores, tipografia, logomarca etc. 

Outro item importante é a divulgação de todas as informações que você considerar pertinente para ajudar as pessoas a conhecerem a sua marca. 

Você pode colocar informações como a história do negócio, sua visão, missão e valores, as premiações já recebidas, os certificados da empresa, entre outras.

2. Proposta de valor com os diferenciais do negócio

Quais são os seus diferenciais? Por quais motivos as pessoas devem fechar negócio com você?

Tenha em mente a resposta para essa pergunta e deixe-a em destaque em seu site. É preciso deixar claro porque a sua empresa é relevante.

Quanto mais o seu site conseguir transmitir a sua proposta de valor, mais chances você tem de conquistar o interesse de um visitante. 

3. Divulgação dos seus produtos e/ou serviços

O seu site também pode ser a vitrine virtual do seu negócio. Muitos clientes chegarão até ele através de pesquisas por produtos e serviços de interesse. Por isso, é fundamental apresentá-los de forma clara. 

Lembre-se que você pode utilizar imagens, colocar boas descrições, usar vídeos, incluir preços etc. Não se prenda a apenas um modelo, use os instrumentos que você acredita serem relevantes para tornar a apresentação do seu produto/serviço atrativa.

4. Formas de contato visíveis e variadas 

Deixe em evidência os canais de comunicação da sua empresa. Vale incluir telefone, botão de WhatsApp, e-mail e redes sociais. Formulários de contato também são válidos no caso de solicitações de informações adicionais ou cotações.

Outra opção muito utilizada são as janelas de chat, em que um atendimento imediato já é disponibilizado, seja ele humano ou automatizado.

O importante é que não falte nenhuma informação para o cliente encontrar você.

Além disso, é preciso que seja fácil conseguir falar com sua empresa – a demora no atendimento é um dos principais motivos de insatisfação de clientes.

5. SEO

SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) é outro item que não pode faltar em um site institucional. Ele é o responsável por colocar o seu site entre as primeiras opções nos buscadores de busca (como o Google).

Aplique as técnicas de SEO em imagens, hiperlinks, meta descrição, palavras-chave, títulos etc., e veja o número de visitas em seu site aumentando.

6. Blog 

A inclusão de uma página de blog em seu site faz parte das estratégias de Marketing de Conteúdo. Ela é fundamental para ganhar visibilidade, construir presença digital e se tornar referência em determinado assunto. 

Mas lembre-se que muitos pontos (como título, CTA, tamanho dos textos etc.) devem ser levados em consideração. Além disso, a frequência de publicações para engajar os visitantes é essencial.

7. Layout responsivo

O layout do seu site precisa ser agradável visualmente, caso contrário o visitante pode facilmente desistir da navegação.

Além de agradável, é preciso lembrar de torná-lo responsivo, isto é, fazer a adequação do código para que as páginas sejam exibidas em qualquer formato de tela, sem que a leitura das informações seja prejudicada. 

Como citamos anteriormente, muitas pessoas acessam a internet pelo celular, por isso, esse é um ponto crucial.

8. Depoimentos ou logomarcas dos clientes

Um dos mais poderosos gatilhos mentais é o de prova social. Ele funciona, basicamente, como uma espécie de evidência de que existem outras pessoas que já compraram o seu produto e/ou serviço. 

Por isso, aproveite os depoimentos dos seus clientes (se houver) ou insira no site as logomarcas de empresas que já fizeram negócio com você, caso você trabalhe com B2B. 

É muito provável que pessoas que estão acessando o seu site pela primeira vez queiram saber mais sobre você, seu negócio e seus serviços.

9. Imagens otimizadas

As imagens também fazem parte de uma experiência positiva para o visitante, por isso, elas precisam estar bem formatadas, em boa resolução e também otimizadas, pois influenciam no posicionamento no Google Imagens.

Além disso, imagens muito pesadas tornam o carregamento das páginas mais lento, o que pode fazer muitos potenciais clientes desistirem da navegação antes mesmo de terem a oportunidade de conhecer melhor a sua empresa.

Agora que você já sabe os itens que não podem faltar no seu site, é hora de colocar a mão na massa! 

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