5 estratégias para um Call to Action que converte

5 estratégias para um Call to Action que converte

5 estratégias para um Call to Action que converte

Os CTAs (Call to Action) estão por toda parte.

Se você trabalha com marketing, com certeza essa ferramenta já faz parte da sua rotina e, se você não trabalha, saiba que elas também estão no seu dia a dia.

Você pode encontrá-las, por exemplo, em sites, e-mails, redes sociais, anúncios, entre vários outros lugares.

E se você puder utilizá-las para aumentar as conversões do seu negócio?

Saiba que é possível. A call to action é o instrumento ideal para ajudar o seu lead a dar um novo passo dentro do funil de vendas. 

Quer saber como? 

Continue a leitura e confira 5 estratégias para um CTA que gere vendas para o seu negócio!

O que é Call to Action?

Call to Action ou CTA, é a expressão em inglês que significa “chamada para ação”. 

Essa chamada pode ser feita de forma textual ou visual, o importante é que ela leve o visitante a realizar determinada ação esperada.

Dessa forma, é uma ferramenta muito poderosa e essencial para fomentar as suas estratégias de marketing e gerar mais vendas. 

Trouxemos alguns dados que deixam claro o poder de um bom CTA, confira:

  • A taxa média de abandono de carrinho de compras online é de 69,99%;
  • As pessoas lêem apenas 60% de cada artigo dentro de um blog;
  • 80% dos usuários de sites ficam cerca de 13 segundos na primeira dobra de uma página;
  • 70 a 90% dos visitantes vão abandonar o seu website e nunca mais vão voltar.

É importante ressaltar que um CTA sempre deve estar relacionado ao conteúdo em que ele foi colocado. 

Por exemplo, se você está utilizando um CTA de “faça um teste grátis”, é necessário que a oferta seja verídica. No caso de ser um botão, ele deverá redirecionar para uma página que dê continuidade no processo de solicitação de um teste gratuito, como um formulário de adesão. 

Embora a Call to Action seja comumente utilizada para levar o cliente para realizar uma compra, existem outras funções mais específicas que ele pode assumir. Você vai conferir quais são no tópico a seguir. 

Quando ele pode ser utilizado?

A call to action tem diversos objetivos, afinal, existem muitos recursos e ferramentas de divulgação disponíveis hoje em dia.

Listamos os principais canais digitais em que este recurso pode ser utilizado:

– Páginas dentro de um site;

– Blog; 

– Redes sociais; 

– Anúncios;

– Landing Pages;

– Home de sites;

– E-mail marketing;

– Vídeos;

– Newsletter etc. 

Exemplos de Call to Action

Confira alguns exemplos de Call to Action de acordo com diferentes objetivos:

Assinar uma newsletter 

“Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!”

Gerar engajamento em redes sociais

“Curta e compartilhe com os seus amigos!”

“Deixe sua opinião aqui nos comentários.”

Direcionar o usuário para um blog post

“Se você se interessou por este assunto, confira um artigo completo que separamos sobre ele.”

“Clique no link na bio e confira um artigo completo sobre [assunto].”

Anunciar um produto

“Clique aqui e compre já!”

“Garanta o seu clicando aqui”

Fazer um download

“Baixe agora o nosso e-book gratuito.”

“Baixe gratuitamente.”

Realizar uma inscrição

“Inscreva-se em nosso webinar de forma gratuita.”

“Garanta a sua vaga!”

A escolha do melhor CTA vai depender de alguns fatores como o local de divulgação, formato do conteúdo, objetivo, público-alvo etc.

E, para te ajudar, separamos 5 estratégias que te ajudarão a converter. 

5 estratégias para um Call to Action que converte

1. Utilize CTAs variados

Não se prenda a uma única forma de utilizar um CTA. Você pode utilizá-lo para além de botões, como em links e imagens para conteúdos em redes sociais, e-mail marketing, artigos de blog, e por aí vai. 

Identifique o que pode chamar a atenção do seu visitante e escolha o CTA que te ajudará a encaminhá-lo para tomar a decisão que você espera.

Experimente! Você pode realizar testes A/B para entender o que funciona melhor para a sua audiência.

2. Desperte o senso de urgência | novidade | escassez

Os gatilhos mentais são ótimos aliados dos CTAs, afinal, essa técnica ajuda a influenciar o processo de decisão de compra. 

Existem diversos deles, mas alguns são mais utilizados, veja exemplos: 

Urgência: “Promoção válida até as 23 horas de hoje.” 

Novidade: “Um novo jeito de usar o produto que você já conhece.” 

Escassez: “Corra! Restam poucas unidades!”

3. Mostre benefícios 

Evidencie os benefícios da sua oferta. Como por exemplo: 50% de desconto, 30 dias grátis etc. 

Hoje em dia, as pessoas não estão interessadas apenas nos produtos, mas também nos benefícios que elas terão ao adquiri-lo.

4. Não use CTAs demais

Nada em excesso é atrativo. Seja simples. Não é necessário utilizar muitas palavras em um CTA para chamar a atenção do usuário. 

Além disso, inserir muitos CTAs em uma mesma página pode confundir o leitor, fazendo com que ele não tome decisão nenhuma.

Se for realmente necessário utilizar mais de uma chamada para ação em sua estratégia, procure variar o formato e a posição da frase. 

5. Dê destaque para os CTAs

Os CTAs precisam atrair a atenção, por isso, utilize cores e tamanhos que se destacam do restante do material.

Mas lembre-se: certifique-se que ele estará em harmonia com o restante do conteúdo.

Uma ótima dica é usar a regra 60/30/10 para equilibrar as cores.

Ela funciona assim: escolha três cores diferentes para o seu conteúdo e utilize-as nas proporções 60%, 30% e 10%.

A cor de destaque deve ser usada em menor proporção (como em um CTA) e a cor mais neutra deve ser utilizada na proporção de 60%. 

Agora você já conhece ótimas estratégias para uma Call to Action que converte, a ideia é que, com o tempo, você entenda cada vez mais o que desperta o interesse da sua audiência e, consequentemente, ajuda você a obter melhores resultados. Não tenha medo de testar! 

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Se desejar incrementar as suas estratégias de marketing para alcançar melhores resultados, entre em contato conosco e entenda o que podemos fazer pelo seu negócio. É só clicar aqui.