26 ago Qual a diferença entre Outbound e Inbound Marketing?
Quando certos nomes de elementos de marketing como Inbound Marketing e Outbound Marketing começam a surgir, a confusão aparece também, não é?
Contudo, se você estiver dedicado a aprender como impulsionar sua marca de forma correta, não tem outra alternativa, você tem que entender o que cada termo significa e, muito mais importante, como aplicar cada estratégia da maneira certa.
Para começar, vamos falar que ambas as estratégias, Inbound e Outbound, têm o objetivo de expandir o alcance das marcas e podem, inclusive, trabalhar em conjunto desde que haja o conhecimento necessário sobre como você quer que sua marca seja percebida pelo cliente.
Quer entender melhor?
Vamos explicar tudo que você precisa saber, começando pelo essencial:
O que é o Inbound Marketing?
Em tradução livre, Inbound Marketing significa marketing de atração.
Deste modo, fica mais fácil entender que o objetivo desta estratégia não é ir atrás do cliente potencial, mas, sim, despertar interesse nele para que ele sinta necessidade de consumo no que sua empresa oferece.
Impulsionado pela pandemia e pelo alto uso da internet, a estratégia de atração por Inbound Marketing é uma tendência que veio para ficar: somente no começo de 2021, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou aumento de 51% no tráfego da internet, respaldando o crescimento expressivo na mudança de hábito do consumidor que, ao ficar mais tempo em casa, aprendeu a consumir de dentro dela.
Partindo de estudos e técnicas, o Inbound Marketing é, atualmente, o maior responsável por aumentar a clientela de empresas, através do conteúdo direcionado ao comprador certo.
Percorrendo o caminho do funil de vendas, você aumenta o tráfego em seu site e redes sociais por meio de estratégias de conteúdo, definição de personas, termos SEO e muito mais recursos de divulgação online.
Por fim, é importante que você mantenha isso em mente: no Inbound Marketing, o cliente é atraído pela informação e permanece no seu conteúdo voluntariamente.
O que é o Outbound Marketing?
O Outbound Marketing, ou o que chamaremos aqui de “marketing tradicional”, busca o cliente de modo ativo, ou seja, a informação que ele está consumindo voluntariamente é interrompida para que a promoção da marca aconteça.
Funcional nos meios tradicionais de publicidade como comerciais de rádio, TV, revistas, patrocínios, etc, o Outbound Marketing é a forma de promoção a qual todos estamos acostumados em outros veículos de comunicação.
Contudo, ao navegar na rede, você provavelmente passa por ações de Outbound Marketing também: pop-ups, e-mails em massa, comerciais em meio ao conteúdo e interrupções de vídeos para publicidade, compõem ações nesse sentido no mundo digital e busca por seu próprio espaço por meio da atualização de conceitos.
As ações do Outbound Marketing não estão realmente focadas em atingir quem está interessado, mas, sim, atrair pessoas expostas às ações.
Agora, é provável que você tenha começado a entender a diferença, certo?
Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?
Segundo dados da Consultoria BIP, o mercado de e-commerce brasileiro movimentou, somente em 2020, mais de R$ 94 bilhões de reais.
Este aumento gerou um entendimento generalizado: as marcas já não podem se dar ao luxo de não ter presença digital e, à medida que o tráfego virtual cresce, aumenta também a necessidade de estudar o público-alvo da maneira correta, para compreender melhor como ele espera ser abordado.
Parece claro que, digitalmente, é preciso investir em publicidade e marketing digital.
Atualmente, no Brasil, mais de 150 milhões de pessoas são usuárias das redes sociais. Considerando que somos uma população de cerca de 210 milhões, é fácil ver que a maioria absoluta consome informações e, invariavelmente, produtos conduzidos pelo Marketing Digital.
Contudo, apesar dessa certeza, há uma dúvida central:
Como abordar o cliente?
E, neste ponto, você precisa, realmente, entender a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing para escolher ou mesclar o que será melhor para o impulsionamento da sua marca.
No Inbound Marketing, você receberá e vai engajar pessoas que se importam com o conteúdo que você oferece e no Outbound Marketing você vai promover produtos ou serviços em busca de interessados através de interrupções na navegação voluntária.
Os dois precisam de investimento para se desenvolverem, entretanto, o Inbound Marketing exigirá investimentos menores com elevada possibilidade de resultados já que quase todo mundo está na rede procurando assuntos para compreender.
Decida como você quer que sua mensagem chegue à sua audiência:
De forma voluntária ou não.
E, se o Inbound Marketing for a sua opção, a Fusão te ajuda a chegar lá.
Converse com a nossa equipe e conheça nossas estratégias!