19 ago Storytelling no marketing digital
Quem não gosta de uma boa história, não é? Seja qual for o tema que estamos tratando, é sempre bom conhecer narrativas que evidenciam situações e demonstram experiências relacionadas ao assunto em questão. Muito utilizado no marketing digital, o storytelling busca expressar este tipo de empatia e gerar a sensação de que a marca entende exatamente a situação pela qual o cliente em potencial está passando e demonstra soluções para aquilo.
Regularmente, somos impactados com conteúdos que saem de todos os tipos de veículos de comunicação, seja em caráter informativo ou publicitário.
A internet intensificou os interesses e a produção de materiais de informação com elevadas quantidades de conteúdos produzidos diariamente. Quando, porém, este conteúdo revela ações de pessoas que passaram por situações similares a de quem busca por soluções, a reciprocidade é imediata.
Boas histórias conectam as emoções de seu público alvo com o que você tem para vender e transformam o produto ou serviço da marca em algo muito além de consumo.
Com o storytelling, ele passa a ser parte da rotina cotidiana e da inspiração que resulta na dissolução de um problema, mudando a vida de seus clientes.
O que é o storytelling?
Pensando em aprimorar a valorização de conteúdos, o marketing digital passou a utilizar o storytelling como um meio de transformar o ideal de uma marca na solução de problemas de seus clientes e, de modo genial, criar todo um relacionamento por meio da associação.
A estratégia é definida pela habilidade de contar histórias sobre situações que exemplificam a funcionalidade, utilidade e como seu produto ou serviço resolve um tipo determinado de contratempo com exemplos reais de modo imperativo e, assim, você consegue intensificar o relacionamento de seu cliente com sua empresa e gerar vínculos muito funcionais.
A proposta de utilizar técnicas de storytelling na produção de conteúdos é criar este relacionamento com laços duradouros entre a sua marca e o leitor. Contando histórias variadas, que vão desde storytellings institucionais a exemplos, você vende mais que um produto ou serviço: reformula conceitos.
Como esta técnica é utilizada dentro do marketing?
Para explicar, vamos utilizar um exemplo:
Você está numa situação aflitiva financeiramente e quer melhorar sua gestão financeira. Ao pesquisar sobre como sair do vermelho, você acessa um conteúdo com a explicação de alguém que estava na mesma situação que você e superou o problema com um empréstimo a juros baixos.
Aquela proposta é uma saída para você também, que não espera nem um minuto a mais para trocar várias dívidas por uma só com uma agência financeira segura que oferece uma nova oportunidade de organizar suas finanças de modo sensacional.
Simples assim. Com um storytelling, definimos como a técnica alcança a empatia das pessoas e gera identificação.
Se você estivesse em situação de emergência e passasse por um conteúdo assim, qual seria sua sensação?
Sabemos qual seria: a de problema resolvido.
E, deste modo, diariamente, o marketing digital atrai clientes por meio de situações reais ou quase isso.
Como vender mais com esta técnica?
Quando o assunto é marketing digital, tudo se resume à estratégia. Com o storytelling não é diferente. A equipe responsável pela gestão de sua marca analisa seu produto ou serviço e propõe problemas que ele pode solucionar. Deste momento em diante, várias situações de familiaridade podem surgir e determinar seu lugar na vida dos leitores que passam por seu conteúdo.
A narrativa vai além de inventar temas aleatórios. Ela estuda o que aflige mais o consumidor de seu produto e explora isso com algumas regras fundamentais: o objetivo de prender a atenção, a contextualização que gera vínculo, a interação subjetiva, a apresentação de problemas com identificação relacionada à sua marca e o respeito ao começo, meio e fim da situação.
Ao ler um bom storytelling, a pessoa tende a absorver o conteúdo de uma forma mais pessoal e fica a um passo do consumo.
Para que tudo dê certo com o storytelling, o marketing digital deve focar a técnica na solução. E de soluções em marketing, a Fusão entende bem.
Já pensou em como essa estratégia pode aproximar ainda mais seus clientes de sua marca e gerar conexão (resultando em mais vendas)?
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