Sua empresa pratica os 4Ps no marketing digital?

Sua empresa pratica os 4Ps no marketing digital

Sua empresa pratica os 4Ps no marketing digital?

Conhecidos como mix ou composto de marketing, os 4Ps são um conjunto de ferramentas ativas e úteis que auxiliam o alcance das estratégias de venda de uma empresa e são pilares no planejamento de marketing. 

Fundamentalmente, abrangem possibilidades de variação que podem ser utilizadas e conduzidas como forma de direcionar a resposta do consumidor em relação à sua marca.

Criados por Neil Borden, em 1949, e aprimorado por Jerome McCarthy, os 4 Ps são as principais bases de estrutura de qualquer estratégia de marketing que gera resultados.

Se as quatro ferramentas trabalharem unidas e com influências corretas para o público-alvo, a estratégia estará segura e trará consistentes resultados.

Para chegar lá, a criação e funcionalidade do produto onde são aplicados devem estar em completo alinhamento para que seja possível definir qual consumidor específico será atraído àquele produto ou serviço, com determinação adequada, incentivo apropriado ao  conteúdo de direcionamento e, finalmente, a divulgação objetiva que fará com que o cliente em potencial sinta que seu produto ou serviço é exatamente o que ele precisa.

Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia tão importante.

O que são os 4 Ps do marketing?

Em marketing, os 4 Ps significam Produto, Preço, Praça e Promoção. Conheça as características de cada um com a gente.

Produto

Aqui, ficam caracterizados os produtos e serviços que serão moldados na estratégia e são definidos pelo que sua marca tem a oferecer.

Em geral, na definição desta primeira variável da estratégia de marketing, ficam as utilidades do produto ou serviço e quem se encaixa na compra dele.

Leva-se em conta qual desejo ou necessidade ele preenche na vida do consumidor, quais funções, novidades e diferenciais que ele pode oferecer, detalhamento de produção ou execução e, é claro, o ponto forte da marca em relação à concorrência.

Nesta etapa, características técnicas, ciclo de vida ou permanência e quais os principais focos de consumo em torno do que seu produto ou serviço pode proporcionar são definidos.

Preço

Dependendo do tipo de serviço prestado ou o meio de comunicação utilizado, como no marketing digital, por exemplo, que foca no enriquecimento e na valorização do conteúdo que divulga a marca, o preço não fica disponível num primeiro contato, levando o consumidor a apreciar vantagens antes de saber exatamente quanto pagará por aquilo.

No entanto, saber o custo do produto ou serviço define um fator primordial: o público-alvo.

Não basta apenas caracterizar uma faixa etária que aprecia tal item no marketing. É preciso saber como e para quem é o que a empresa tem a oferecer. Desse modo, é preciso organizar a estratégia para que chegue exatamente a quem pode consumir.

Por ser o P gerador de receita para a empresa, é a variável que deve ser tratada com o maior cuidado. É preciso definir que preço e valor se formam através de uma boa estratégia de marketing. Se seu produto parecer imprescindível, não há como recusar obtê-lo.

Praça

Também conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição, a Praça é o local onde a empresa coloca seu produto ou serviço para venda. No marketing digital, redes sociais e blogs são os lugares ideais para fomentar o sentido do produto de modo coeso e atrativo e levar clientes até o objetivo final: a compra.

Este primeiro contato com a marca, produzido com cuidado de modo a gerar empatia e confiança, leva o cliente a conhecer o ambiente crucial de venda do produto e gera mais movimentações na Praça, ou em palavras mais claras, o canal direto de vendas.

Promoção

O quarto P, que não necessariamente se refere a abaixar valores para efetivar vendas, engloba todas as ações criadas pelo marketing tradicional ou digital para incentivar os gatilhos de compra no consumidor. Entre estas ações, estão a propaganda, a publicidade, o e-mail marketing, a mala direta e as redes sociais.

Em conjunto, os 4 Ps estruturam campanhas que se tornam verdadeiros sucessos.

Como o mkt digital trabalha utilizando os 4 Ps?

Os 4 Ps auxiliam de modo funcional a empresa de marketing. Por meio desses compostos, pode-se identificar, de forma mais centralizada e objetiva, o que seu cliente deseja, precisa ou espera do seu produto ou serviço e permite aplicar estratégias que fazem com que a pessoa impactada sinta que o que sua marca oferece é o que ela procura, estimulando o cliente a sentir que não pode ficar sem o produto.

Essenciais para qualquer planejamento de marketing, as variáveis dos 4 Ps devem ser definidas por bons profissionais que direcionarão todo o trabalho de divulgação ao lugar certo e converterão clientes para você.

Lendo tudo isso, talvez você tenha entendido a importância de obter estratégias que resultem em expansão e valor agregado. O bom marketing é planejado e estudado, não o subestime. Escolha quem entende do assunto.

Entre em contato com a Fusão e se surpreenda.