Palavras-chave: tudo o que você precisa saber para uma boa estratégia de inbound marketing

Palavras-chave: tudo o que você precisa saber para uma boa estratégia de inbound marketing

Palavras-chave: tudo o que você precisa saber para uma boa estratégia de inbound marketing

As palavras-chave, ou keywords, tornaram-se uma realidade tão comum no cotidiano que já fazem parte do raciocínio da maior parte da população. Toda vez que utilizamos uma fonte de pesquisa, digitamos ali as palavras exatas do que queremos saber.

Entretanto, com o passar do tempo, as palavras-chave passaram a significar muito mais que atalhos de pesquisa e começaram a determinar qual conteúdo chega primeiro ao visitante que quer aprender algo novo.

A primeira premissa é a mais singular. Empresas são criadas para resolverem problemas e, quanto mais sua marca aparece nesta posição, mais clientes vai faturar. 

Somente do ano passado para cá, mais de 626 mil empresas foram abertas no Brasil, como registram dados do SEBRAE. Nesse sentido, você pode mensurar o que apenas 10% delas com material ativo na internet poderiam incluir de conteúdo na rede.

Sabemos que você deve estar se perguntando: e o que isso tem a ver com as palavras-chave?

Bem, nossa história começa aqui.

Qual o papel das palavras-chave na estratégia de inbound marketing?

Falamos acima da quantidade impressionante de empresas querendo resolver problemas, certo? 

Todo cliente busca alguma solução, e está aí a relação com as palavras-chave: quem digita um termo numa pesquisa, quer resolver problemas também e, neste momento de necessidade, sua marca pode ser a primeira – e mais animadora – solução para o problema que aquele leitor precisa resolver.

Daí, o relacionamento próximo entre palavras-chave (o meio de busca) com o inbound marketing (a forma de chegar a quem busca), pois tudo depende de como você estrutura seu material.

Neste aspecto, o principal conselho que podemos dar é: seja mais que específico. 

Quanto maior o uso de palavras-chave que delimitam a questão central do seu conteúdo, maiores as chances de um lead vir para você. 

Se você vende bolos, por exemplo, sua palavra-chave deve ser apenas bolo ou bolo de baunilha e morango, que é o que você vende? 

Assim, quem procura por baunilha e morango te encontra mais facilmente por aqui.

Outra dica é escolher palavras-chave de cauda longa quase toda vez. 

Desta forma, você atrai quem quer seu produto e não os demais que queriam bolos de banana ou chocolate. Assim, não compromete suas métricas de inbound marketing com dezenas de pessoas consumindo seu conteúdo sem qualquer intenção de consumir seu produto também.

Não é sobre quantas pessoas leem, mas é sobre a pessoa certa que vai ler.

É claro que a repetição do termo correto conta, contudo, nas especificações do Google. Por exemplo, o modo como você aplica o termo também dimensiona seu alcance. Sendo assim, não fique preso somente à repetição, foque na elaboração experiente também.

Para você chegar aqui, sendo alguém que procura por maneiras de entender melhor sobre palavras-chave, descobriria qual é a palavra-chave desse artigo? 

Você já a leu mais de dez vezes e ela já apareceu e em dois títulos (até aqui).

Estratégia e métrica, o inbound marketing é sobre isso. 

Como definir as palavras-chave ideais para sua estratégia?

De forma prática, sua palavra-chave deve ser otimizada de modo que o Google consiga compreender o assunto tratado ali e lançar seu conteúdo nas primeiras opções de pesquisa. 

Uma curiosidade interessante é que, sem elas, o SEO simplesmente não existiria, já que são o fundamento da otimização de busca. E este pequeno adendo foi lançado para você entender sua importância, já que a palavra-chave é o que leva pessoas até sua marca. 

Para defini-las da melhor maneira, siga os passos básicos do estudo de marketing:

  • Conheça seu cliente e entenda o que ele procura;
  • Defina os objetivos do seu conteúdo: você quer mais leads, quer vender mais ou atrair visitantes? Monte seu texto com foco na busca de cada um;
  • Pesquise a sua concorrência: a forma como ela se apresenta pode definir padrões para você;
  • Por último, sempre que possível, invista em profissionais qualificados.

E, se você estiver pronto para otimizar, a Fusão Online pode ajudar você nisso. Sabemos chegar onde você precisa estar. Converse com a nossa equipe!