A importância do UX Mobile para seu site: 3 vantagens

A importância do UX Mobile para seu site: 3 vantagens

A importância do UX Mobile para seu site: 3 vantagens

Passamos boa parte do nosso tempo conectados a um smartphone e, com certeza, buscamos as melhores maneiras para realizar nossas tarefas do dia a dia, seja fazer uma compra, buscar informações, assistir um vídeo ou até mesmo passar momentos de lazer. 

Para nossa sorte, o assunto “experiência do usuário” tem sido um assunto de grande preocupação nas empresas que querem ganhar a nossa atenção e nos oferecer a melhor vivência no ambiente virtual. 

É nesse contexto que o termo UX Mobile ganha tanta importância, justamente por se preocupar com os quatro principais pilares de uma boa experiência para o público: usabilidade, utilidade, funcionalidade e acessibilidade. 

Isso significa que empresas que não dão a devida importância a esse aspecto acabam ficando para trás. E você não quer ser uma delas, não é mesmo? 

Por isso, nesse texto abordaremos a importância do UX Mobile, suas vantagens e como é possível adaptar o seu site atual para atender essa demanda. Quer ver como? Continue conosco!

O que significa UX Mobile?

Antes de tudo você precisa entender exatamente o que é esse termo “UX Mobile”. 

O UX Mobile, ou seja, a experiência do usuário, diz respeito a tudo que ele vivencia e sente enquanto navega em um site através de um dispositivo móvel, como o celular.

Para agradar esse visitante, é necessário entender muito bem quais são as suas necessidades, por isso, muitas pesquisas são feitas antes de decidir todos os componentes.

Os primeiros registros do termo “User Experience” datam por volta de 1986, através do artigo “Interface as Mimesis” de Brenda K. Laurel, publicado no livro “User Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction”. 

Mas foi através de Don Norman, Design Thinking considerado o pai do termo “UX”, que esse termo ficou realmente conhecido. 

Em seu livro “O Design do Dia a Dia”, Norman definiu seis princípios de design para nos ajudar a entender quais os aspectos que influenciam na satisfação dos consumidores. São eles: visibilidade, feedback, restrições, consistência, mapeamento e Affordance. 

Visibilidade: esse princípio sugere que usuário só consome um produto quando as funções visíveis deixam claro o que ele precisa fazer depois.

Feedback: consiste em criar um mecanismo que retorne uma informação ao usuário após determinada ação. Ele precisa ser eficiente e simples. Por exemplo, um sinal solicitando que o usuário aguarde um carregamento.

Restrições: quando você restringe as opções para fazer determinada ação, as chances do usuário fazê-la da maneira errada são menores. 

Consistência: refere-se a manter opções similares para realizar tarefas que são semelhantes, ou seja, elementos parecidos no design de interface. 

Mapeamento: diz respeito à relação entre o controle e o efeito das ações do usuário. Algo que indique que sua ação está tendo determinado efeito. Por exemplo, quando utilizamos a barra de rolagem, em que é indicado em que posição estamos indo em uma página. 

Affordance: esse conceito está relacionado à acessibilidade. Quando o cliente olha para determinado produto, ele precisa saber usá-lo de forma intuitiva. 

Assim, esses princípios podem ajudar a entendermos porque alguns sites são melhores do que outros. 

Por que é importante que seu site se adapte a dispositivos móveis?

Se o seu site ainda não é adaptado para dispositivos móveis, preste atenção nos dados abaixo: 

– Quase três quartos (72,6%) dos usuários de internet acessarão a web apenas por meio de seus smartphones até 2025, o equivalente a quase 3,7 bilhões de pessoas, segundo notícia publicada no CNBC.

– Se um usuário entra em um site pelo celular e ele não funciona ou ele não consegue encontrar as informações que procura, há 61% de chance que ele saia imediatamente e procure outro website, de acordo com uma pesquisa do Google Think Insights.

Isso mostra que cada vez mais as pessoas usarão os dispositivos móveis para fazer as suas atividades de rotina. Oferecer uma experiência agradável, mais do que um diferencial, tornou-se uma necessidade. 

Mas se você ainda não está convencido de que o seu site precisa ser bem visualizado em todos os tipos de dispositivos, confira a seguir três vantagens para ajudar o seu negócio.

Quais são as principais vantagens de sites responsivos?

  1. Melhor navegabilidade

Um site responsivo garante uma melhor navegabilidade ao seu visitante, isto é, ele conseguirá se movimentar dentro do site e encontrar as informações que procura sem dificuldades e obstáculos. 

Por exemplo, em um site que não é adaptável a dispositivos móveis, as informações tendem a ficar ilegíveis e o usuário precisa dar zoom para torná-las visíveis.

Em um site responsivo, esses dados se adaptam imediatamente à tela do dispositivo, tornando a navegabilidade muito mais eficiente e positiva.

  1. Mais oportunidades de vendas e negócios

Se você possui um site rápido, com boa navegabilidade, com todas as informações que o usuário busca, as chances dele continuar dentro dele e realizar uma conversão são muito maiores.

Além disso, a responsividade é um dos parâmetros analisados pelo Google para fazer o ranqueamento de sites dentro da plataforma, pois esse mecanismo de busca procura trazer informações relevantes para os seus usuários, através de páginas otimizadas.

Assim, se você e seu concorrente vendem o mesmo produto, mas o site dele é responsivo e o seu não, as chances de o Google mostrar o site do concorrente antes do seu, quando um usuário busca por este produto, são grandes. 

  1. Usuários mais satisfeitos

Um usuário satisfeito, ou seja, que encontrou um serviço de qualidade, uma boa estrutura para navegação, as informações que procurava etc. tem grandes chances de adquirir o seu produto ou realizar determinada ação proposta.

Para entender melhor essa importância, coloque-se na posição de usuário.

Imagine que você entra em um site pelo seu celular e encontra um layout esteticamente desagradavel, com muitas informações irrelevantes e com uma navegação confusa e lenta.

Você ficaria nele?

Tenho um site que não é responsivo, é possível adaptá-lo?

A resposta para essa pergunta é: SIM! Você não precisa começar um site do zero especificamente para se adaptar aos dispositivos móveis. 

Caso você não tenha conhecimento em programação, você pode contar com um profissional da área que, com acesso ao seu servidor, conseguirá fazer todos os ajustes em seu site para torná-lo responsivo e atrativo para os seus visitantes.

Se você leu até aqui e agora sente que precisa fazer a adaptação do seu site, saiba que a Fusão Online pode te ajudar.

Através da nossa Otimização de Conversão, já ajudamos muitas empresas a aumentarem as suas conversões através de um bom site.

Queremos que a sua seja a próxima! Entre em contato conosco e melhore os seus resultados.