09 fev Call to Action eficientes para sua estratégia de marketing digital de 2023
Você já ouviu falar em Call to Action? Sabe para que serve?
Basicamente, o Call to Action, ou simplesmente “CTA”, é uma expressão em inglês que significa “chamada para ação”.
Assim, trata-se de uma frase curta e direta que incentiva o usuário a tomar uma ação imediata, como por exemplo, comprar um produto, inscrever-se em uma lista de e-mails ou baixar um material gratuito.
Escolher o CTA certo pode fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital.
Pensando nisso, neste artigo separamos algumas dicas para criar call to actions eficientes e aumentar as suas taxas de conversão em 2023! Vamos lá?
Por que o Call to Action é relevante para o sucesso das estratégias de marketing digital?
Um CTA bem elaborado pode fazer toda a diferença na conversão de leads em clientes. Afinal, é a última oportunidade de direcionar o usuário a tomar uma ação desejada. Se ele não for claro e eficiente, as chances de conversão são significativamente reduzidas.
A criação de um bom call to action começa com a compreensão do público-alvo e das ações que você deseja que eles tomem.
Também não basta apenas criar um CTA, é preciso testá-lo e medir seus resultados para garantir que esteja alinhado às necessidades e desejos do seu público.
Além disso, o call to action é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada em diversos canais, como blogs, redes sociais, anúncios, e-mails, páginas de um site e landing pages, entre outros.
Como criar um CTA capaz de persuadir seu público?
Embora existam algumas técnicas para tornar o seu call to action mais eficiente, não existe uma fórmula mágica para o sucesso. O que funciona para uma marca pode não ser tão efetivo para outra.
Por esse motivo, é importante que você experimente, ajuste e teste diferentes abordagens até encontrar a que funciona melhor para o seu público-alvo e seus objetivos de marketing.
Não há nada de errado em testar diferentes abordagens e aperfeiçoá-las constantemente, até chegar ao melhor resultado possível.
Além disso, mudanças no comportamento do público ocorrem com frequência e, o que funciona em um momento, pode não funcionar em outro.
Mas, de forma geral, você pode seguir algumas boas práticas:
Compreenda o seu público-alvo
Desenvolva sua estratégia considerando o seu público. Conheça seus interesses, necessidades e problemas para criar uma chamada para ação relevante e personalizada.
Tenha um CTA claro, direto e de fácil compreensão
A clareza é fundamental na hora de criar um eficiente call to action. Utilize frases diretas que apontem claramente o caminho a ser seguido pelo seu público.
Ao invés de elaborar um pensamento em várias frases, que podem confundir o lead, é melhor utilizar frases objetivas que deixem evidente os próximos passos a serem tomados.
Utilize Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais podem ser uma excelente estratégia para aumentar a eficácia de suas chamadas. Esses gatilhos funcionam influenciando o processo de tomada de decisão dos usuários.
Entre os gatilhos mais populares estão: urgência, novidade, escassez e prova social.
Destaque o CTA
É importante também destacar o CTA de maneira atrativa na página, seja com cores contrastantes, posicionamento estratégico, efeitos de movimento etc.
Ele deve ser o elemento mais atraente em uma campanha, superando até mesmo as imagens e o texto.
Cores quentes e vibrantes, como amarelo, vermelho e laranja, podem te ajudar nisso, principalmente se o sentimento a ser despertado é o de urgência ou escassez.
Agora, caso o CTA seja para que seu lead efetue uma compra, utilizar a cor verde tende a ser mais vantajoso, pois ela incentiva o usuário a tomar uma ação positiva.
Independentemente da situação, cuidado com o exagero para não sobrecarregar o visual.
Exemplos de Call to Action atrativos e como aplicá-los no marketing do seu negócio
Confira alguns exemplos de Call to Action atrativos que separamos para você aplicar em seu negócio:
“Inscreva-se agora”
Este CTA é ideal para incentivar o usuário a se inscrever em uma lista de e-mails ou a baixar um material gratuito.
“Compre hoje e economize”
Incentiva o usuário a comprar um produto, destacando a vantagem de fazê-lo rapidamente.
“Experimente grátis”
Perfeito para oferecer uma demonstração gratuita de um produto ou serviço.
“Curta e compartilhe com os seus amigos!”
Ideal para utilizar nas redes sociais para aumento da taxa de engajamento de uma postagem.
“Garanta a sua vaga!”
Pode ser utilizado para disponibilizar uma inscrição, como em um webinar ou um evento.
Um call to action eficiente é fundamental para o sucesso das suas estratégias de marketing digital. Por isso, não deixe de incluí-los em seus planos de 2023.
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