Call to Action eficientes para sua estratégia de marketing digital de 2023

Call to Action eficientes para sua estratégia de marketing digital de 2023

Call to Action eficientes para sua estratégia de marketing digital de 2023

Você já ouviu falar em Call to Action? Sabe para que serve? 

Basicamente, o Call to Action, ou simplesmente “CTA”, é uma expressão em inglês que significa “chamada para ação”.

Assim, trata-se de uma frase curta e direta que incentiva o usuário a tomar uma ação imediata, como por exemplo, comprar um produto, inscrever-se em uma lista de e-mails ou baixar um material gratuito. 

Escolher o CTA certo pode fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital

Pensando nisso, neste artigo separamos algumas dicas para criar call to actions eficientes e aumentar as suas taxas de conversão em 2023! Vamos lá?

Por que o Call to Action é relevante para o sucesso das estratégias de marketing digital?

Um CTA bem elaborado pode fazer toda a diferença na conversão de leads em clientes. Afinal, é a última oportunidade de direcionar o usuário a tomar uma ação desejada. Se ele não for claro e eficiente, as chances de conversão são significativamente reduzidas.

A criação de um bom call to action começa com a compreensão do público-alvo e das ações que você deseja que eles tomem. 

Também não basta apenas criar um CTA, é preciso testá-lo e medir seus resultados para garantir que esteja alinhado às necessidades e desejos do seu público.

Além disso, o call to action é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada em diversos canais, como blogs, redes sociais, anúncios, e-mails, páginas de um site e landing pages, entre outros.

Como criar um CTA capaz de persuadir seu público?

Embora existam algumas técnicas para tornar o seu call to action mais eficiente, não existe uma fórmula mágica para o sucesso. O que funciona para uma marca pode não ser tão efetivo para outra.

Por esse motivo, é importante que você experimente, ajuste e teste diferentes abordagens até encontrar a que funciona melhor para o seu público-alvo e seus objetivos de marketing. 

Não há nada de errado em testar diferentes abordagens e aperfeiçoá-las constantemente, até chegar ao melhor resultado possível.

Além disso, mudanças no comportamento do público ocorrem com frequência e, o que funciona em um momento, pode não funcionar em outro.

Mas, de forma geral, você pode seguir algumas boas práticas:

Compreenda o seu público-alvo

Desenvolva sua estratégia considerando o seu público. Conheça seus interesses, necessidades e problemas para criar uma chamada para ação relevante e personalizada.

Tenha um CTA claro, direto e de fácil compreensão

A clareza é fundamental na hora de criar um eficiente call to action. Utilize frases diretas que apontem claramente o caminho a ser seguido pelo seu público.

Ao invés de elaborar um pensamento em várias frases, que podem confundir o lead, é melhor utilizar frases objetivas que deixem evidente os próximos passos a serem tomados.

Utilize Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais podem ser uma excelente estratégia para aumentar a eficácia de suas chamadas. Esses gatilhos funcionam influenciando o processo de tomada de decisão dos usuários.

Entre os gatilhos mais populares estão: urgência, novidade, escassez e prova social.

Destaque o CTA 

É importante também destacar o CTA de maneira atrativa na página, seja com cores contrastantes, posicionamento estratégico, efeitos de movimento etc.

Ele deve ser o elemento mais atraente em uma campanha, superando até mesmo as imagens e o texto. 

Cores quentes e vibrantes, como amarelo, vermelho e laranja, podem te ajudar nisso, principalmente se o sentimento a ser despertado é o de urgência ou escassez.

Agora, caso o CTA seja para que seu lead efetue uma compra, utilizar a cor verde tende a ser mais vantajoso, pois ela incentiva o usuário a tomar uma ação positiva.

Independentemente da situação, cuidado com o exagero para não sobrecarregar o visual.

Exemplos de Call to Action atrativos e como aplicá-los no marketing do seu negócio

Confira alguns exemplos de Call to Action atrativos que separamos para você aplicar em seu negócio: 

“Inscreva-se agora” 

Este CTA é ideal para incentivar o usuário a se inscrever em uma lista de e-mails ou a baixar um material gratuito.

“Compre hoje e economize” 

Incentiva o usuário a comprar um produto, destacando a vantagem de fazê-lo rapidamente.

“Experimente grátis” 

Perfeito para oferecer uma demonstração gratuita de um produto ou serviço.

“Curta e compartilhe com os seus amigos!”

Ideal para utilizar nas redes sociais para aumento da taxa de engajamento de uma postagem. 

“Garanta a sua vaga!”

Pode ser utilizado para disponibilizar uma inscrição, como em um webinar ou um evento.

Um call to action eficiente é fundamental para o sucesso das suas estratégias de marketing digital. Por isso, não deixe de incluí-los em seus planos de 2023. 

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