17 jun O que são leads e qual sua importância para o Inbound Marketing
Sabe aquele desafio que toda empresa enfrenta logo na primeira etapa da venda? Bem, se você é um empreendedor, já respondeu à pergunta: atrair leads.
Você presta um excelente serviço e oferece um produto totalmente confiável, mas, para vendê-lo, é necessário que ele chegue às pessoas.
Aqui, com este exemplo prático, já te explicamos o que são leads. Aqueles tão desejados visitantes que foram atraídos ao seu produto ou serviço pelo conteúdo empregado a favor dele.
Os leads passaram a ganhar destaque importante quando, muito sabidamente, departamentos de marketing passaram a considerar seguidores que interagem, seguem ou compartilham informações como clientes potenciais. O que, de fato, o são.
Estratégias apropriadas podem transformar o lead em consumidor através do contato dele com seu conteúdo e, mais tarde, com representantes comerciais.
Hoje, como sabemos, tudo gira em torno da internet. O que transforma em emergente alcançar leads e aprender a trabalhar na conversão por meio de atração pelas mídias digitais. A partir daí, fica claro que sua marca precisa ser promovida em redes sociais e sites que, quando bem moldados, viram locais amigáveis em que pessoas podem tirar dúvidas sobre temas relacionados sutilmente ao seu trabalho. E, ao longo desse relacionamento construído, elas vão entender que precisam do que você vende.
Expor o que sua empresa está oferecendo, educando seus clientes em relação aos problemas que eles têm e apresentando as soluções por meio da sua empresa são, sem dúvida, o segredo para o aumento de engajamento do seu negócio, já que, afinal, o que você precisa para vender bem é alcançar pessoas.
Para tirar as dúvidas que possam ter surgido, que tal respondermos à questão fundamental?
Qual o papel dos leads na sua estratégia de Inbound Marketing?
Por inbound marketing, define-se o marketing utilizado para atrair pessoas e, daí, a conexão que procuramos.
Ao produzir um conteúdo digital, com todo o potencial de sua criatividade e de seu produto, tudo que ali é postado visa agregar conhecimento para o fim do funil de vendas. Em outras palavras, o desejável momento da compra.
Utilizar inbound marketing pode ser mais vantajoso em termos de atração de leads e mais barato que outras formas de divulgação, basta analisar apropriadamente a gestão do site.
Seu cliente, como qualquer outra pessoa, procurará mecanismos de buscas na internet para sanar suas dúvidas ou receber ajuda em um problema. E, dessa forma, sem sequer perceber, ele chega até você.
O levantamento das suas informações versus o alcance que elas recebem dentro da sua mídia social é a equação que resolve o agrupamento de leads.
Ao invés de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio, você investe seu tempo na construção de informações pertinentes em seu site ou rede social e, assim, atrai muitas mais pessoas que, espontaneamente, interessam-se pelo assunto.
O que significa que você leva até sua empresa um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir seu produto.
Contudo, mesmo que você os leve até seu conteúdo, ainda é preciso levá-los até o fim da barganha.
Como qualificar esses leads para que eles virem clientes?
Quando você conquista leads, forma-se um processo que chamamos em marketing de “nutrição”. Ele nada mais é que a aplicação de estratégias que qualificam seu lead por meio de informações, orientações, dicas e conteúdos de persuasão.
Passamos a educar seu lead sobre a qualidade do produto ou serviço que você oferece, induzindo-o à compra.
A internet favorece uma conexão permanente, e leads podem sempre aparecer: às vezes, numa pesquisa no meio da noite, um cliente chega até você.
Neste sentido, o investimento no conteúdo de atração deve ser claro, estudado, específico e contínuo já que o e-commerce nunca para.
Até mesmo o e-mail marketing pode ser configurado com mensagens certas, janelas e pop-ups viram fontes de venda e todo o sistema de relacionamento construído pelo Inbound Marketing começa a gerar resultados para você.
Para compreender melhor o processo de vendas relacionados ao conteúdo, há a possibilidade de gestão de leads scoring, uma ferramenta de marketing que representa uma espécie de pontuação do seu funil de vendas, elevando conteúdos com maior potencial de alcance.
Na Fusão Online, por exemplo, todo conteúdo produzido está associado a estudo de geração de leads: continuamente unimos criatividade aos resultados.