Copywriting: a arte de conquistar seu público com palavras

Copywriting: a arte de conquistar seu público com palavras

Copywriting: a arte de conquistar seu público com palavras

Você gostaria de ser capaz de melhorar o posicionamento e notoriedade da sua marca, convencer o seu público por meio das palavras, gerar mais conversões e leads e encantar os seus clientes?

Esses são alguns dos proveitos do copywriting. Essa técnica consiste na arte de conquistar seu público com palavras.

Quer entender como ele funciona?

Então continue a leitura e saiba tudo sobre a estratégia de copywriting. Vamos lá!

O que é copywriting e para o que ele é utilizado?

O copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo em que são produzidos materiais com o objetivo final de convencer o leitor a realizar determinada ação.

O produto do copywriting é o chamado “copy”, um tipo de redação produzida com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a marca e persuadir uma pessoa ou um grupo. É essencial que o copy seja um texto explicativo, livre de erros gramaticais, fale das dores do seu público e, principalmente, apresente uma solução para essa tal dor. 

Mas não pense que, quando dizemos que o objetivo é influenciar o leitor a tomar uma decisão, estamos falando somente de vendas.

Além de ser usado para vender produtos, o copy também pode ajudar a convencer o leitor a baixar um e-book, inscrever-se em uma newsletter, entre outras ações. 

Essa tática é muito utilizada nos setores de marketing e vendas e ela pode ser aplicada tanto em canais digitais como offlines. 

No entanto, quando um profissional vai escrever um copy para canais offline, é preciso lembrar que as pessoas leem de forma diferente neste ambiente.

Os usuários da internet leem materiais de forma “escaneada”. Já em materiais físicos, como um panfleto ou folder, por exemplo, os hábitos de leitura mudam. 

Chegando até aqui, podemos imaginar que você esteja pensando que essa técnica é nova, certo? Mas não se engane, o conceito de copywriting não é uma novidade. 

A palavra “copy” foi definida em 1828 por Noah Webster, e o termo remetia a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Com o passar do tempo, essa definição caiu em desuso, mas permaneceu viva entre os jornalistas.

Em meados de 1870, o termo voltou a ser utilizado, agora para definir o copywriter, o profissional responsável por escrever anúncios, diferenciando-o assim, do tradicional redator de notícias. 

Mas é claro que com a popularização da internet e com a evolução do marketing digital, o copywriting foi reestruturado e passou a se distanciar cada vez mais da redação tradicional, tornando-se o que conhecemos hoje.

A título de curiosidade, podemos citar dois grandes nomes importantes para a história do copywriting: John Emory Powers, o primeiro copywriter da história; e David Ogilvy, o “pai da propaganda” e considerado um dos grandes copywriters.

Qual a importância de textos bem escritos?

O copywriting é a arte de conquistar seu público com palavras, sejam elas escritas em textos no seu blog, postagens em redes sociais, e-mail que você envia, entre outros canais que você utiliza para estabelecer uma comunicação com a sua audiência. 

Um texto bem escrito é capaz de orientar o usuário para realizar uma ação que você deseja, mas não de uma forma “forçada”, e sim através de uma conexão que fará sentido para esse leitor. 

A pessoa responsável pela produção destes conteúdos é o copywriter, que deve contar com algumas características como gostar de ler, ter empatia, saber persuadir, conhecer gatilhos mentais, conseguir envolver o leitor através das palavras, entre outras. 

Com um bom texto, é possível criar uma boa relação com esse cliente, afinal, você está evidenciando uma dor ou uma dúvida dele, mas ao mesmo tempo, vem mostrando soluções para elas. Uma ótima forma de criar conexão, não é mesmo?

Para te ajudar a escrever um texto capaz de transmitir pelas palavras o seu objetivo final, separamos 6 dicas de ouro para aplicar em sua escrita, confira no tópico a seguir!

Como fazer um bom copywriting para conquistar seu público?

1. Gatilhos

Os gatilhos mentais são aliados indispensáveis em uma estratégia de copywriting, eles funcionam como motivadores psicológicos, de atividades cognitivas e de padrões de comportamento para levar uma pessoa a determinada ação.

Veja exemplos de alguns deles: 

Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”.

Aprovação social: o gatilho da aprovação social conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.

Afeição/Afinidade: é o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.

Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.

Compromisso e coerência: defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.

Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.

2. Clareza e objetividade

Dois itens indispensáveis em um bom copywriting. Fazer o uso de termos complicados pode tornar a leitura difícil e afastar seu público.

Quanto à objetividade, principalmente na internet, onde é tudo muito rápido, as pessoas procuram informações de forma dinâmica. “Fazer rodeios” pode incitar o leitor a desistir da leitura.

3. Ortografia e gramática

Lembre-se de sempre se atentar às boas práticas de escrita. Gramática, ortografia, concordância, coerência, morfologia, são alguns dos itens importantes que fazem parte da nossa língua e que são fundamentais em um texto de qualidade.

4. Storytelling

A estratégia é definida pela narração de histórias para envolver sua persona.

A técnica pode ajudar na promoção de um produto ou serviço de forma indireta, uma vez que possibilita a criação de um relacionamento por meio da associação. 

Para aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível, é importante ser criativo, fugir dos clichês, não romantizar exageradamente, adequar a mensagem ao meio, combinar emoção e estratégia e criar uma narrativa empática.

Temos um artigo completo sobre essa estratégia, então se quiser saber mais sobre ela, clique aqui.

5. Conexão com o público

Ao saber o que o seu cliente precisa, você se torna capaz de oferecer exatamente o que ele procura, assim ele vai sentir que aquele conteúdo foi escrito justamente pensando nele. Dessa forma, o texto irá gerar uma conexão com o mesmo.

Mas para isso, é importante conhecer bem esse público, quais são seus desejos e suas dores.

6. Destacar diferenciais e vantagens

Assim como é importante mencionar as características do seu produto ou serviço, vale destacar seus diferenciais e vantagens, bem como ressaltar os valores do seu negócio. Tudo que foge do “mais do mesmo” tende a atrair as pessoas.

Busque especialistas para um copywriting bem-feito

Agora que você já entende a estratégia de copywriting e como ela pode impactar em conversões para o seu negócio, é hora de colocá-la em prática!

Para escrever um copywriting bem-feito você pode contar com especialistas no assunto.

Um copywriter pode te ajudar a escrever: páginas de vendas, artigos de blog, textos para landing page, copies para seu site, sequências de e-mail marketing, descrição de produtos, newsletter e muito mais. 

Se precisar de ajuda na busca desse profissional, conte com a Fusão Online.

Nossa agência possui uma equipe completa de redatores para produzir conteúdos de qualidade para o seu negócio e garantir uma comunicação digital eficiente que gera resultados constantes.