Copywriting e ciência da persuasão: um guia completo com dicas práticas

Copywriting e ciência da persuasão: um guia completo com dicas práticas

Copywriting e ciência da persuasão: um guia completo com dicas práticas

Você já se perguntou como alguns textos ou anúncios conseguem persuadi-lo a tomar uma ação específica, como comprar um produto ou se inscrever em uma lista? A resposta pode estar no copywriting e na aplicação da ciência da persuasão. 

Mas como produzir textos bem escritos capazes de orientar os usuários a realizarem uma ação que você gostaria, sem “forçar a barra”?

Neste artigo, vamos falar tudo sobre a técnica de copywriting e também separamos dicas práticas de persuasão para aplicar em suas copies. Vamos lá? 

Copywriting: o que é, conceito e como funciona

Como já adiantamos, o copywriting é a arte de escrever textos com o objetivo de persuadir o leitor a realizar uma ação desejada.

Geralmente, é usado em materiais de marketing, como anúncios, redes sociais, páginas de vendas, e-mails, blogs e outros meios de comunicação.

É importante ressaltar que a ação desejada não precisa ser, necessariamente, comprar um produto, pode ser por exemplo, aderir a uma ideia ou até mesmo assinar uma newsletter. 

A chave para um bom copywriting está na clareza, na objetividade e na atenção à gramática. 

Seu foco principal é envolver o leitor e convencê-lo da importância de ele realizar a ação pretendida.

Quer um exemplo prático? Leia esses dois anúncios:

  • “Nosso produto é eficaz e pode melhorar sua vida.”
  • “Descubra como nosso produto revolucionário vai transformar a maneira como você vive, proporcionando resultados incríveis em tempo recorde.”

O primeiro simplesmente afirma fatos sobre o produto sem criar um vínculo emocional ou despertar o interesse do leitor, ou seja, não aplica técnicas de copywriting.

Já o segundo, aplica. 

Em “descubra” aguçamos a curiosidade do leitor.

Em “revolucionário”, “vai transformar” e “resultados incríveis em tempo recorde”,  destacamos os benefícios do produto.

Além disso, ao dizer “transformar a maneira como você vive”, fazemos com que o leitor imagine como sua vida pode melhorar, criando um vínculo emocional.

São detalhes simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de convencer esse leitor.

Diferenças entre copywriting, copywriter e copyright

Por serem parecidos, os termos copywriting, copywriter e copyright são motivos de confusão constantemente.

Para você não se atrapalhar mais com esses nomes, vamos mostrar a diferença entre eles:

Copywriting: como explicamos mais detalhadamente no tópico anterior, é a prática de escrever texto persuasivo e convincente com o objetivo de motivar as pessoas a fazer uma ação específica.

Copywriter: o profissional responsável por criar esses textos.

Copyright: são os direitos legais concedidos a criadores de obras originais, como livros, músicas, conteúdo digital etc. Os famosos “direitos autorais”. 

O que é ciência da persuasão e qual sua relação com copywriting?

A ciência da persuasão explora os princípios psicológicos que levam as pessoas a tomar decisões. 

E o que isso tem a ver com o copywriting? Tudo!

Na hora de escrever um copy, é comum utilizar para convencer o leitor as “armas da persuasão”: os chamados gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que aceleram a tomada de decisão, economizando tempo e energia.

Eles exploram princípios psicológicos fundamentais que influenciam as nossas ações.

Robert Cialdini, em seu livro “As Armas da Persuasão”, define os gatilhos que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática, são eles: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.

Abaixo, detalhamos todos eles:

  • Reciprocidade: a tendência de retribuir ações positivas;
  • Aprovação Social: influência de escolhas alheias em nossas decisões;
  • Afeição/Afinidade: conexão com pessoas semelhantes;
  • Autoridade: obediência a figuras respeitáveis;
  • Compromisso e Coerência: tendência a agir de acordo com compromissos públicos;
  • Escassez: resposta emocional à possibilidade de perda.
Técnicas práticas de persuasão para aplicar em suas copies

Agora que você já entende o que é o copywriting e como ele se relaciona com a ciência da persuasão, é hora de colocar a mão na massa.

Confira algumas técnicas práticas para aplicar em seu negócio: 

1. Use gatilhos mentais

Como mencionado anteriormente, incorporar gatilhos mentais em suas copies pode ser altamente persuasivo. Alguns exemplos de como usá-los:

Reciprocidade: “Baixe nosso e-book exclusivo gratuitamente e descubra dicas valiosas para …”

Aprovação social: “Nossos clientes satisfeitos estão adorando nossos produtos! Veja o que eles têm a dizer.”

Afeição/Afinidade: “Compartilhamos as mesmas lutas e objetivos. Saiba como superamos desafios semelhantes juntos.”

Autoridade: “Com mais de três décadas de experiência, somos líderes na indústria e estamos aqui para ajudá-lo.”

Compromisso e Coerência: “Comece sua jornada de transformação hoje – inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas semanais.”

Escassez: “A oferta especial de aniversário é válida apenas esta semana. Não perca a chance de economizar!”

2. Empregue técnicas de storytelling

As pessoas adoram histórias. Ao contar histórias em suas copies, você cria uma conexão emocional com os leitores. 

Lembre-se de incluir elementos como personagens, enredo, conflitos e soluções, assim a informação é mais fácil de entender e de lembrar.

3. Destaque benefícios, não apenas características

Em vez de listar apenas as características de seu produto ou serviço, foque nos benefícios que eles oferecem ao seu público.

Explique como o que você está oferecendo resolverá problemas ou satisfará necessidades específicas do cliente.

4. Utilize provocações e perguntas

Provocações e perguntas estimulam a curiosidade e a reflexão.

Ao fazer perguntas pertinentes em suas copies, você envolve os leitores e os leva a considerar suas próprias necessidades e desejos, tornando-os mais receptivos à sua oferta.

6. Use linguagem positiva

Mantenha sua linguagem positiva e otimista. Evite o uso de palavras negativas que possam despertar dúvidas ou preocupações em seus leitores.

7. Seja conciso e direto

O bom copy é simples e direto! Respeite o tempo dos seus leitores e não fique fazendo “rodeios”.

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